Cruz Tau

quarta-feira, 4 de abril de 2012.



O TAU é uma cruz com a forma da letra grega TAU (T). Além de ser um símbolo Bíblico é a última letra do alfabeto hebraico e a 19ª do grego, derivado dos Fenícios e correspondente ao "T" em Português.
Ainda que também foi um símbolo utilizado em outras culturas como o Egípcia (o símbolo da vida eterna ou cruz ansada: o anj). Foi o santo egípcio San Antón quem primeiro usou-a como distintivo cristão e por isso é telefonema mais propriamente como cruz de San Antón. Com cor azul sobre o peito de um hábito negro, era o uniforme distintivo dos membros da Ordem de San Antonio.
Na subcultura Gótica, através de sua forma crucifixa este símbolo geralmente é a representação do sofrimento, dor ou angústia.
O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz e significa Verdade, Palavra, Luz, Poder e Força da mente direcionada para um grande bem.
O Tau, é a convergência das duas linhas: verticalidade e horizontalidade, significam o encontro entre o Céu e a Terra. Divino e Humano.
Em 1215 o Papa Inocêncio III prega um novo símbolo cristão e São Francisco, estando presente neste reunião, assume o Tau como símbolo de sua Ordem Religiosa: a Ordem dos Frades Menores.
Santa Clara, quando tratava dos doentes e enfermos com a imposição do TAU, invocava a Deus que curasse aqueles que padeciam e sofriam.
No Tau de São Francisco há três nós representando seus votos perante a Deus: Pobreza, Obediência e Castidade.
Significado do Tau
  •  Lembrança da Redenção, da Cruz, do Amor.
  •  Sinal de penitência e conversão interior.
  •  Sinal de dor pelos pecados do mundo.
  •  Rumo a uma espiritualidade sadia.
  •  Recordação do nosso baptismo.
  •  Filhos de Deus.
  •  Sinal dos que sofrem.
  •  Sinal de Salvação.
S. Francisco selava o que escrevia com o TAU, para significar a densidade do amor de Deus, concretizada na Cruz do Cristo, sinal de Salvação. Assim podemos ver na mensagem que redigiu a Frei Leão, e que este conservou até ao fim dos seus dias. Hoje está em exibição na Basílica de S. Francisco em Assis.


São Francisco e a "Tau"


San Francisco de Assís, que participou no Concilio em qualidade de superior general de uma Ordem aprovada pela Igreja, deveu de se tomar muito em sério o convite de Inocêncio III, pois, segundo os colegas e seus primeiros biógrafos, amava e venerava a Tau (nome da letra T em hebreu e grego) "porque representa a cruz e significa uma verdadeira penitência". Ao começo de qualquer atividade se santificava com dita sinal, preferia-a a qualquer outro signo e pintava-a nas paredes das celas. Em suas conversas e pregações recomendava-a com freqüência, e desenhava-a a modo de assinatura em todas suas cartas e escritos, "como se toda sua preocupação fosse gravar o signo da tau, segundo o dito profético, sobre as frentes dos homens que gemem e choram, convertidos deveras a Cristo Jesus".


Fonte: Goticus Eternus

Comentários:

Postar um comentário

 
XW Mundo Sombrio © Copyright 2010 | Design By Gothic Darkness |